Sistema de Avaliação

A verificação do rendimento escolar dos alunos do Colégio Santa Terezinha é feita pelos professores da turma, segundo os critérios estabelecidos pela escola, tendo como diretriz a legislação educacional em vigor. O processo de avaliação é contínuo, permanente e cumulativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

O processo de avaliação na Educação Infantil será feito mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem objetivo de promoção, mesmo que para acesso ao Ensino Fundamental 1.

O aproveitamento escolar do aluno a partir do 1º ano do Ensino Fundamental 1 é expresso por notas de 0 (zero) a 10 (dez), em número inteiro ou decimal, que devem traduzir a assimilação do conhecimento, aquisição e desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes, durante cada período letivo.

INSTRUMENTOS DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Provas – testes – arguições – trabalhos em grupos – trabalhos individuais – pesquisas – consultas a bibliotecas – relatórios de práticas de laboratórios – relatórios de visitas pedagógicas – leituras suplementares – outros instrumentos a critério dos docentes.

COMO SÃO OBTIDAS AS MÉDIAS POR PERÍODO

No Colégio Santa Terezinha, a média aritmética das notas leva em conta pelo menos 3 (três) instrumentos de avaliação. A expressão matemática usada é a abaixo, onde as siglas são assim discriminadas: Av (Avaliação), Res (Resultado do período) e MP (Média do período).

(Av1 + Av2 +Av3) : 3 = Res = Mp

A soma das notas das avaliações, portanto, é dividida pelo número de testes oferecidos aos alunos no período em curso, chegando-se ao resultado ou média do mesmo período. Ao longo de todo o ano letivo, a nota mínima exigida como media escolar é de 6 (seis), sem a qual o aluno é direcionado à recuperação paralela.

No segundo período do ano letivo, a média escolar é obtida da seguinte forma: as notas das avaliações realizadas no segundo período são somadas e divididas pelo número de testes do segundo período. A nota resultante é então somada à nota do primeiro período letivo e depois dividida por 2 (dois). O mesmo procedimento ocorre no terceiro período.

Em caso de recuperação paralela, a nota obtida na recuperação será somada à nota do período escolar e dividida por dois. Caso o resultado dessa conta seja maior que a média do período, prevalecerá a média maior obtida na recuperação paralela. E caso o resultado seja menor que a média anterior, prevalecerá a média maior do aluno no período.

A média final do ano letivo será a média do terceiro período ou a obtida após estudos de recuperação deste período.

São considerados APROVADOS no Ensino Fundamental e no Ensino Médio os alunos com frequência igual ou superior a 75% e com média igual ou superior a 6,0 (seis).

São considerados REPROVADOS:

  • Os alunos com frequência inferior a 75% do total de horas letivas.
  • Os alunos com frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas; mas com média final inferior a 6 (seis). Média esta que, mesmo após estudos de recuperação, permaneceram abaixo do mínimo 6 (seis).

RECUPERAÇÃO PARALELA

Os estudos de recuperação por período letivo se destinam aos alunos de aproveitamento insuficiente (inferior à nota 6) e têm por objetivo sanar as deficiências de aprendizagem.

O aluno pode ficar em recuperação e também de reforço em qualquer disciplina, mesmo com média final superior a 6 (seis), na seguinte situação:

  • Ter faltado a mais de 25% do total das aulas do período sem um motivo justificado.

A recuperação ocorrerá paralelamente ao longo do ano letivo, sempre ao término de cada período, em data previamente fixada no calendário anual e, em janeiro, em caráter especial, ao término do 3º período letivo.

Nos estudos de recuperação, o professor enfatizará os aspectos mais importantes dos conteúdos de cada período letivo e/ou ano letivo.

A recuperação consiste num processo de orientação e acompanhamento do aluno, que cumpre programa especialmente preparado pelos professores. Ao final de cada período letivo, o aluno em recuperação, obrigatoriamente, estará sujeito à reavaliação. Estão sujeitos a estudos de recuperação os alunos de 1º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio, cuja média cumulativa for inferior a 6 (seis) no período.  O período destinado a estudos de recuperação é previsto no calendário, de acordo com a legislação em vigor.

COLÉGIO
SANTA TEREZINHA
Servindo à comunidade desde 1928, o Colégio Santa Terezinha procura alimentar seus alunos não apenas com conhecimentos para a vida profissional, mas com carinho, amizade, lealdade e confiança, para que se tornem cidadãos de bem e ganhem o mundo.

Endereço:

Rua João de Souza, nº 117 | Centro
São Gonçalo – RJ
CEP: 24.445-370

Telefones:

(21) 2712-1788
(21) 2712-1205

Como Chegar